A história da Morsa e do Carpinteiro em "Alice Através do Espelho"

3/24/20242 min read

A história da Morsa e do Carpinteiro em "Alice Através do Espelho"

No livro "Alice Através do Espelho", Alice se depara com a história da Morsa e do Carpinteiro, na qual a Morsa engana astuciosamente as ostras com a ajuda do Carpinteiro. Os gêmeos Bruno e André perguntam a Alice quem foi mais cruel, o Carpinteiro ou a Morça. Neste texto, analisaremos os fatos e discutiremos nossa opinião sobre o assunto.

A astúcia da Morsa e a ingenuidade das Ostras

A Morsa é retratada como uma personagem esperta e manipuladora, que consegue convencer as ostras a segui-la para um suposto banquete. Ela utiliza de palavras persuasivas e promessas de um momento prazeroso para conquistar a confiança das ostras. Por outro lado, as ostras são ingênuas e facilmente iludidas pela Morsa, sem perceberem as verdadeiras intenções por trás do convite.

Podemos considerar a atitude da Morsa como cruel, pois ela engana as ostras, levando-as à morte.Porem na historia nos da entender que ela sente melancolia por ter que fazer tais atrocidades e podemos atribuir sua atitude a sua propria natureza.

A responsabilidade do Carpinteiro

O Carpinteiro, por sua vez, é retratado como o ajudante da Morsa. Ele segue as ordens da Morsa e participa do engano das ostras. No entanto, sua participação na história é menos explorada do que a da Morsa. Podemos questionar se ele agiu por crueldade ou se apenas seguiu as instruções da Morsa, sem questioná-las.

É difícil afirmar com certeza quem foi mais cruel, o Carpinteiro pode não ter se beneficiado tanto da alimentação da ostras,não demostrou sequer na historia um sinal de empatia pelos animais

Nossa opinião

Ao analisar os fatos apresentados no conto "Alice Através do Espelho", podemos concluir que tanto a Morsa quanto o Carpinteiro tiveram participação na enganação e na morte das ostras. Ambos são personagens fictícios e suas ações são parte da trama criada por Lewis Carroll.

Portanto, não podemos afirmar com certeza quem foi mais cruel. A história serve como reflexão sobre a manipulação e a ingenuidade, sabemos que tanto a morça quanto o carpiteiro foram crueis. E realmente a analise desse conto e para você leitor ? adoriamos saber sua opinião.