Dia de los muertos

o dia de los muertos festa tradições e correlação com o Brasil e Mexico

10/1/20231 min read

woman in pink long sleeve shirt wearing sunglasses
woman in pink long sleeve shirt wearing sunglasses

O de los Muertos, também conhecido como Dia dos Mortos, é uma festa tradicionalmente celebrada no México, mas também é comemorada por muitos mexicanos que vivem no Brasil.

Essa festividade tem origens indígenas e foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Dia de los Muertos é uma combinação de crenças indígenas com influências católicas, e celebra a vida e a morte de uma forma alegre e festiva.

As principais tradições do Dia de los Muertos incluem a montagem de altares em casas ou cemitérios, conhecidos como oferendas, contendo fotos, alimentos, flores, velas e objetos pessoais dos entes queridos falecidos. Essas oferendas são construídas como um convite para que os espíritos dos mortos retornem à Terra e sejam homenageados.

Outra tradição importante são as calacas y calaveras, que são representações de caveiras e esqueletos. Essas imagens são usadas em decorações, pinturas faciais e até mesmo vestimentas. Também é comum fazer pães doces em forma de caveiras, chamados de "pan de muerto".

No Brasil, principalmente nas cidades com uma grande população mexicana, como São Paulo e Rio de Janeiro, o Dia de los Muertos também é celebrado. A comunidade mexicana no Brasil mantém suas tradições vivas, e muitas vezes eles organizam eventos e festas para celebrar a data.

Essa celebração também é uma oportunidade para a troca cultural entre brasileiros e mexicanos, já que muitas pessoas no Brasil estão interessadas em aprender sobre e vivenciar as tradições do Dia de los Muertos. Além disso, a festa também tem influenciado a cultura brasileira, como a popularização das pinturas de caveiras mexicanas em tatuagens e arte urbana.

Em resumo, o Dia de los Muertos é uma festa tradicional mexicana que celebra a vida e a morte de uma maneira alegre e festiva. Embora seja uma tradição mexicana, também é celebrada por mexicanos que vivem no Brasil e tem influenciado a cultura brasileira.